IMPLANTE DENTÁRIO

Você já ouviu falar tanto em implante dentário, mais você sabe o que é um implante?

De forma bem simples, vamos explicar:

  • O que é um implante dentário?
  • Os tipos de implantes que existe?
  • Como é fixado o implante?

O que é implante dentário?

De forma simples, chamamos de implantes uma peça de titânio, que se assemelha a um parafuso, que é colocado no local onde havia um dente, e será fixado por uma coroa de porcelana.

Veja imagem.

 

Quais os tipos de implantes mais usados?

Temos três tipos de implantes mais comercializados no Brasil, são eles:

  • Implante Unitário
  • Prótese Total Fixa
  • Prótese Total Abotoada

Implante Unitário como o próprio nome já diz, é aquele onde o dentista substitui a raiz do dente colocando o pino de titânio. Posteriormente confeccionando um dente artificial de porcelana, substituindo a coroa do dente. Normalmente esse procedimento é indicado para pacientes que perdeu um dente não sequencial ao outro. 

 

 

Prótese total fixa (protocolo) é uma dentadura parafusada nos implantes instalados. Somente o dentista consegue soltá-la da boca, é totalmente fixa. Durante todo o tratamento o paciente faz uso de uma prótese provisória, ou seja, não fica sem dentes para a mastigação ou convívio social. O paciente deverá ter todos os dentes já extraídos, e são instalados de 4 a 5 implantes. Após o prazo de cicatrização, é fixada a prótese.

 

Prótese total abotoada (overdenture) é uma dentadura “abotoada” em dois ou três implantes, fazendo com que aquela prótese que antes ficava solta na boca, agora fique presa aos implantes. Evitando assim, constrangimentos na hora de falar, sorrir, se alimentar, etc. Essa prótese não é fixa. O próprio paciente coloca e pode tirar para a higienização ou qualquer outra necessidade.

Na prótese superior, diferentemente da prótese fixa, essa prótese possui o “céu da boca” (palato) como em qualquer prótese comum. Também nessa prótese, durante a confecção, o paciente faz de uma prótese provisória.

 

Como é fixado o implante?

O procedimento é relativamente simples e rápido. O cirurgião realiza uma anestesia local, igual à anestesia para uma restauração ou extração, e através de um pequeno corte, introduz o implante rosqueado e sutura.

Em aproximadamente 10 dias é feita a remoção dos pontos e a remarcação dos retornos, que duram em torno de 90 (noventa) dias, até a colocação da coroa definitiva. Após o período de cicatrização, faz-se a colocação da coroa e a finalização.

Conclusão: Essa sãos as principais dúvidas que recebo em meu consultório. Sempre aconselho meus pacientes fazerem o que for o melhor para saúde deles.

Se você também deseja usar os implantes dentários, agende uma consulta agora no meu site clicando aqui.